Eu acabei de lançar o novo cardápio do Anexo São Bento
no Itaim. Em cada cardápio proposto que lancei até hoje, aprendi algo
com o cardápio da casa anterior ou o antigo cardápio da casa que
inaugurei.
Existem erros amadores que cometi por falta de planejamento e corrigi
erros enormes de falta de atenção. Não quer dizer que alguma revista de
cotidiano lhe premie por seguir esses passos, mas sem esses passos
abaixo seu cardápio pode vir a ser mais um como outros, ou na pior das
hipóteses um “belo” desastre. Então fique atento às dicas!
07 | ANÁLISE AMBIENTAL
Não adianta você achar que o cliente vai no bar aonde você trabalha
somente por conta do seu cardápio. Esse cliente é uma parte minúscula
dos seus frequentadores e não sustentam o bar. O mais correto é deixar o
ego de lado, abrir mão de alguns conceitos e criar receitas que se
encaixam em seu ambiente. Se perguntar o que cada pessoa, que passa a
cada noite no seu bar gostaria de beber e não o que você gostaria que
elas experimentassem. Lembre-se você é um vendedor e seu talento é uma
ferramenta de marketing da empresa que lhe contratou. Os resultados são
números. De nada adianta ter ideias revolucionárias que as pessoas não
entendem.
06 | CUIDADO COM O NÚMERO DE OPÇÕES
Dependendo do lugar aonde você está, encher seu cardápio de coquetéis
lhe resultará em duas coisas: Um cardápio cansativo de se ler e
entregar todas as cartas da manga de uma vez. Todo cardápio deve ter
coisas menos atraentes, coisas mais vendáveis, coisas simples e coisas
complexas. Lembre-se que o brasileiro ainda não é um grande bebedor de
coquetéis e que quanto mais complicado for pra ele entender ou escolher
um item, menos chance você terá de vende-lo.
05 | GRAFIA E DIAGRAMAÇÃO
Cuidados com erros de português, itens escritos com o mesmo nome,
vírgulas nos locais certos, dizem muito sobre o seu trabalho. Se você é
atento a todos os detalhes da sua função, se você conseguiu ligar a
identidade visual do cardápio com a identidade visual da casa. Tudo isso
serve de referência pra quem você é no bar. Tá certo, eu sei que isso
na maioria das vezes depende muito do que o seu chefe quer. Mas o seu
chefe quer que no dia que você traga o problema, você já tenha uma
solução e quando você contestar o seu trabalho ter explicações óbvias,
legítimas e racionais. Quando eu vejo um cardápio com erros clássicos (Marguerita ao invés de Margarita) fico com medo e peço logo um guaraná! É só dar uma volta nas Passarelas de Drinks do Brasil todo pra encontrar esse tipo de cardápio!
04 | ATENÇÃO AOS CUSTOS E PRAZOS
Nada justifica você fazer no seu cardápio um coquetel com a melhor
bebida possível existente no Brasil se os ingredientes que o compõe não
tiverem a mesma qualidade ou apagarem as características principais
deste destilado. Cuidado também com a sua teimosia em usar frutas que
não são encontradas durante o ano todo e colocar no cardápio uma receita
que você poderá servir somente durante três meses. A pior coisa em um
cardápio é ter itens em falta.
03 | INFLACIONANDO A PRÉ-PRODUÇÃO
Lembre-se que um bar, por menor que seja, dá trabalho. Imagina você
colocando uns 20 itens de criação própria. Já pensou no tempo que isso
pode custar pra você antes de começar a sua noite? Provavelmente já
atenderá seu primeiro cliente com cara de cansado. Não seria muito
positivo, não? Cuidado com coquetéis que também levam um tempo de
produção muito grande e complexo. Imagine que pode não sair só um de
cada vez. Pra isso você deve ter a estrutura de apresentação, copos,
ingredientes sempre bem definidos e de fácil obtenção.
02 | RESPEITO AOS FUNCIONÁRIOS
Não vou falar que nunca briguei com um garçom, seria mentira. Porém,
nunca desrespeitei ninguém que havia trabalhado comigo por pura
arrogância ou superioridade. Aliás, superioridade não existe neste ramo.
Todos somos atendentes, ou parafraseando o bartender Márcio Silva
“somos hospitaleiros” e no final somos todos do mesmo time. Não é
fácil, mas se sua linha de frente não estiver com você seu trabalho não é
apresentado e você morrerá nadando. A melhor coisa que você faz é dar
boa estrutura de treinamento, incentivar, seja com palavras ou com
prêmios, conversar, ligar-se um pouco a eles. Uma coisa que não deixo de
fazer assim que chego no meu trabalho é cumprimentar do gerente ao
funcionário da empresa. Ser aceito e admirado pelo seu caráter e não só
pelo seu talento é primordial para todos os funcionários correrem com
você, porque se não,no final das contas, você vai ficar no assim, como
esse bartender aqui, sem parceiros e sem clientes.
01 | TRABALHE SEU MARKETING PESSOAL
Saiba muito bem as palavras que você vai colocar em suas fotos de
trabalho em redes sociais. Saiba muito bem escolher estas fotos também.
Procure investir uma parte do seu salário em coisas que possam ser
benéficas a sua imagem profissional. Contate uma assessora de imprensa,
crie ferramentas de marketing, conheça jornalistas que possam escrever
uma boa nota sobre você, apresente seu trabalho, envie presentes, dê
mimos aos seus melhores clientes, apareça em eventos do setor, troque
idéias, mostre o seu valor. Não adianta você dominar todas as técnicas
possíveis dentro de um bar se não sabe mostrar o seu potencial para o
mundo!
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