Como Fazer um Refrigerante de Gengibre (Ginger Ale)
O ginger ale é uma bebida muito comum nos EUA, mas que nem sempre é fácil de encontrar no Brasil. Porém, você pode fazer uma garrafa de 2 L dele direto do gengibre, desde que tenha os ingredientes corretos.
1
Maneira clássica
- 1Junte os ingredientes. Aqui está o que precisará para fazer ginger ale usando o método mais antigo:
- Uma xícara (225g) de açúcar
- 2 colheres de sopa (30g) de raiz de gengibre recém-ralada
- O suco de um limão
- 1/4 de colher de chá (1,6g) de fermento biológico em pó
- Água pura e fria
- 2Adicione uma xícara de açúcar a uma garrafa usando um funil seco. Deixe o funil no lugar até que todos os passos estejam completos e você esteja pronto para tampar a garrafa.
- 3Meça 1/4 de colher de chá de fermento biológico em pó. Use qualquer marca que possa comprar numa loja de produtos naturais.
- 4Adicione o fermento à garrafa pelo funil. Mexa a garrafa para dispersar os grãos dele nos de açúcar.
- 5Rale o gengibre num ralador fino para produzir 2 colheres de sopa. Use o lado do ralador com os dentes mais finos.
- 6Coloque o gengibre ralado em um copo de medida.
- 7Esprema um limão. Ele é importante para manter o pH baixo e evitar o surgimento de micro-organismos indesejados. Se não gostar de limão, tente suco de grapefruit em vez disso.
- 8Adicione o suco de limão ao gengibre ralado.
- 9Misture os dois e coloque na garrafa. A mistura pode grudar no funil, mas não se preocupe, pois os próximos passos vão levá-la para a garrafa.
- 10Enxágue o recipiente que continha o suco e o gengibre com água limpa e fresca. Adicione essa água à garrafa.
- 11Tampe e agite a garrafa. Isso ajuda a ativar o fermento e a iniciar o processo de carbonatação.
- 12Abra novamente a garrafa e encha-a até o pescoço com água fria, fresca e limpa. Deixe cerca de 2,5 cm sobrando e coloque a tampa bem apertada para selar. O espaço é necessário para os gases que serão produzidos durante a fermentação. Inverta a garrafa várias vezes para dissolver bem o açúcar.
- Verifique o fundo, pois o açúcar costuma grudar nos bolsos que ficam ali. O gengibre não vai se dissolver.
- 13Coloque a bebida em um local quente por 24 a 48h. O calor é necessário para que a levedura fermente a mistura. Mas não esqueça dela! Se passar tempo demais, a concentração de álcool começará a aumentar, e o gosto mudará bastante.
- 14Teste para ver se a carbonatação está completa apertando a garrafa com o polegar. Se ela afundar, como na imagem, a bebida não está pronta. A fermentação produz dióxido de carbono, que vai inflar a garrafa e torná-la difícil de amassar.
- 15Depois que a garrafa estiver dura, coloque-a na geladeira. Deixe-a lá por pelo menos uma noite para que a bebida refrigere antes de ser aberta. Abra a tampa do ginger ale gelado só um pouco para liberar lentamente a pressão. Você não quer fazer uma fonte com ele!
2
No fogão
- 1Junte os ingredientes. Aqui está o que precisará para fazer ginger ale usando esse método:
- 40 g de gengibre fresco ralado
- 170 g de açúcar
- 7 xícaras e meia (1,7 L) de água filtrada
- 1/8 de colher de chá (0,5 g) de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa (30 g) de suco de limão recém-espremido
- 2Pegue uma panela grande de 2 L. No fogo médio-alto, adicione o gengibre ralado, o açúcar e meia xícara de água. Mexa até dissolver o açúcar totalmente. Isso levará alguns minutos, portanto, seja paciente.
- 3Depois que o açúcar tiver dissolvido, retire a panela do fogo. Cubra-a e deixe descansar por 1h. Resista ao impulso de mexer nela - sua preparação precisa de um tempo sem interrupções.
- 4Coe o xarope resultante. A forma mais fácil de fazer isso será passando-o por uma peneira de malha fina colocada diretamente acima de uma tigela. Aperte os pedaços para tirar todo o suco da mistura. Depois, coloque a tigela em um banho frio ou no refrigerador até que a preparação fique de 20 a 22°C.
- 5Prepare o funil. Coloque-o sobre uma garrafa limpa de plástico de 2 L e despeje o xarope nele. Em seguida, adicione o fermento, o suco de limão e as 7 xícaras de água que sobraram. Tampe bem a garrafa e agite para misturar tudo. Deixe-a descansar na temperatura ambiente por 48h.
- Mas só isso! Se deixar tempo demais, a bebida começará a ficar muito amarga, por causa da fermentação.
- 6Abra. Tire a tampa e veja se a carbonatação está no nível certo. Se tiver sido suficiente, coloque a bebida na geladeira. Se não, espere mais um pouco.
- Guarde no refrigerador por até 2 semanas, abrindo a garrafa pelo menos uma vez por dia para deixar sair o excesso de carbonatação. Caso contrário, a pressão vai aumentar e a garrafa pode explodir.
3
Versão não alcoólica
- 1Junte os ingredientes. Aqui está o que você precisa para fazer ginger ale não alcoólica:
- 1 xícara (200 g) de gengibre descascado e picado
- 2 xícaras (450 ml) de água
- 1 xícara (225 g) de açúcar
- 1 xícara (225 ml) de água
- Meia xícara (115 ml) de club soda (por copo)
- Algumas gotas de suco de lima
- Fatias de lima (para enfeitar)
- 2Ferva 2 xícaras de água numa panela. Adicione o gengibre, que deverá estar descascado e picado finamente. Abaixe o fogo para médio-baixo e deixe o gengibre na água por 5 min.
- Retire do fogo e deixe descansar por 20 min. Mais tempo e a bebida pode ficar com um gosto de gengibre muito forte.
- 3Coe o líquido em uma peneira fina. Descarte os pedaços de gengibre. A água já estará com o gosto dele, logo, você não precisará dos pedaços.
- 4Em uma panela separada, faça o xarope simples. Dissolva 1 xícara de açúcar granulado na mesma medida de água fervente. Quando estiver liso, estará pronto. Deixe de lado.
- 5Misture meia xícara da água com gengibre com a mesma medida de club soda e um terço de xícara do xarope simples. Essa é a quantidade necessária para cada copo. Adicione algumas gotas de suco de lima fresco e uma fatia de lima a cada bebida. Sirva gelado e aproveite!
Dicas
- Você pode, é claro, ajustar as quantidades de açúcar e/ou extrato a gosto. Note que o limão usado no passo 7 é opcional, mas recomendado para afastar bactérias indesejadas. Se quiser uma bebida mais picante, pode aumentar a quantidade de gengibre.
- Para uma variação interessante, ferva um pedaço de raiz de gengibre esmagado na água por uma hora, como método alternativo de extrair o sabor. Isso dará à água uma leve coloração dourada/amarronzada. Comece com 20 g de gengibre para cada 2 L de água e aumente/reduza a gosto.
- A fermentação tem sido usada há milhares de anos para fazer o pão crescer e preparar vinho e cerveja. O dióxido de carbono aumenta o pão e dá às bebidas efervescentes suas bolhas. A adição da levedura ao açúcar é usada em bebidas carbonatadas, bem como no champagne.
- Os recipientes usados para a fermentação deverão estar limpos antes do uso. Há uma variedade de higienizadores em pó que podem ser usados.
- Você pode substituir a maior parte do açúcar por adoçantes artificiais, desde que ainda use 2 a 3 colheres de sopa (de 28 a 42 g) de açúcar real; ele é necessário para que a levedura carbonate a bebida.
- Filtre o ginger ale usando uma peneira se não quiser os pedaços de gengibre flutuando nele. (Caso não faça isso, os pedaços sairão nos primeiros copos e, já que a maior parte vai afundar, nos últimos também). Enxágue a garrafa imediatamente depois de servir a última parte.
- Para personalizar seu ginger ale, desenhe seu próprio rótulo e coloque-o na garrafa. Depois, com orgulho, ponha-a no centro da mesa de jantar.
Avisos
- Ao comprar o fermento, não use levedura de cerveja, pois ela normalmente se trata de levedura inativa que sobrou do processo, está morta e não vai servir. Para melhores resultados, compre a levedura de uma loja de artigos para produção de vinho e cerveja.
- Não deixe o ginger ale pronto em um local quente por mais tempo do que o necessário para a garrafa ficar dura. Deixá-lo na temperatura ambiente por mais de 2 dias, especialmente no verão, pode gerar pressão suficiente para explodir a garrafa! Depois que a bebida for esfriada, haverá pouca chance de explosão.
- As primeiras duas receitas produzirão álcool na bebida pronta. A quantidade de álcool no produto de uma fermentação de 2 a 3 dias será minúscula; no entanto, se o processo continuar por vários dias (veja os outros avisos), seguirá até que todo o açúcar acabe, tornando a quantidade de álcool mais alta. A bebida não vai mais ter gosto de ginger ale. Note também que as leis locais de produção e consumo de bebidas alcoólicas podem se aplicar. (Por exemplo, alguns locais "secos" possuem tolerância zero para o álcool em bebidas).
Materiais Necessários
Método antigo
- Garrafa de refrigerante de dois litros limpa e com tampa
- Funil
- Ralador (de preferência com dentes de "corte" pequenos)
- Copo de medida
- Utensílios de medida
Método do fogão
- Garrafa de refrigerante de dois litros limpa e com tampa
- Funil
- Ralador (de preferência com dentes de "corte" pequenos)
- Copo de medida
- Utensílios de medida
- Peneira
- Panela
Versão não alcoólica
- Copo de medida
- Colher
- Panela
- Peneira
Fontes e Citações
- http://www.simplyrecipes.com/recipes/homemade_ginger_ale/
- How to Make Ginger Ale. Fonte original dessas informações. Usada com permissão.
- Alcohol_in_root_beer. Uma discussão sobre o conteúdo alcoólico do ginger ale. Como em qualquer fermentação, uma pequena quantidade de álcool é gerada na bebida (cerca de 0,4%).
- http://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/ginger-ale-recipe/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário