Caro Wine Wizard,
Estou no processo de criar um champanhe, e depois de ter lido algumas maneiras diferentes de criar o efeito “espumante”, estou agora completamente confuso. Eu comecei de um Sauvignon Blanc. Uma teoria sugere que tudo o que é necessário é um pouco de açúcar em cada uma das garrafas quando elas são tampadas. Outra escola de pensamento sugere a adição de levedura de champanhe. Um terceiro recomenda adicionar os dois. Estou correto em assumir que muita comida resultará na perda do lote? O que você recomenda?
Lando Ettrick
Tucson, Arizona.
Tucson, Arizona.
Respostas do Wine Wizard: Primeiro deixe que este Wine Wizard ruminate sobre as técnicas mencionadas acima. Adicionar um pouco de açúcar (chamado de açúcar no comércio de cerveja, dosagem no negócio do vinho) ao vinho recém-fermentado e depois apertar o material pode resultar em uma quantidade adequada de brilho - se o fermento restante ainda estiver saudável o suficiente para realizar a fermentação secundária. Se apenas a levedura for adicionada, pode não haver açúcar suficiente da fermentação Sauvignon Blanc original para a levedura ser absorvida em etanol e dióxido de carbono, e você também pode não obter bolhas dessa maneira. Eu sugiro tentar obter a sua técnica o mais próximo possível do Methode Champenoise, a maneira tradicional que o Champagne é feito na França. Deixarei de lado o enigmático aroma francês.
- Fermentar seu vinho base (no seu caso, o Sauvignon Blanc) à secura em um garrafão típico de cinco galões ou outra embarcação similar. Seu ácido deve ser crocante e ácido, e seu vinho limpo e livre de odores desagradáveis.
- Prepare suas garrafas. Neste caso, você deve usar garrafas de champanhe de 750 mililitros de sua loja local de homebrewing ou vinificação. Limpe e higienize como de costume, exceto que você vai precisar alugar um tampador de garrafa (não corker) e as tampas para acompanhar.
- Agora vem a parte complicada: obter o equilíbrio de levedura, açúcar extra e nutriente de levedura para que você tenha brilho suficiente, mas não produza tanto gás que suas garrafas explodam. Comece com 11/2 colher de chá de açúcar por garrafa.
O Wine Wizard é um especialista em vi
Nenhum comentário:
Postar um comentário