Guia comum das uvas
Vitis vinifera é a família clássica de uvas para vinho e inclui varietais de renome como Zinfandel e Chardonnay. As videiras se originaram no que hoje é o sudoeste da Rússia. Nos Estados Unidos, v. Vinifera agora prospera na Califórnia e no noroeste do Pacífico, e também se dá bem em microclimas espalhados do Meio-Atlântico ao Meio-Oeste. V. labrusca é uma família de videiras nativa da América do Norte. Estas videiras são mais resistentes e resistentes a doenças do que V. vinifera, mas não são tão ideais para fazer vinho. Híbridos, também chamados híbridos franco-americanos, são um cruzamento entre V. vinifera e V. labrusca. Híbridos podem produzir excelentes vinhos; combinam as qualidades superiores de vinificação de V. vinifera com a dureza de V. labrusca. Abaixo está um guia rápido para algumas uvas de vinho comuns.
Vitis Vinifera
Brancos
- Pinot Grigio
- Esta fina variedade italiana se presta bem a estilos secos, ácidos e crocantes.
- Pinot Blanc
- Uma uva tradicional da Borgonha, a Pinot Blanc é uma variedade sutil que deve ser levada suavemente através de uma fermentação fresca e depois envelhecida em barril.
- Mascate
- A família de uvas Muscat (que inclui Orange Muscat, Muscat Canelli e Muscat de Frontignan) exibem aromas florais inebriantes enquanto embalam um forte punch de goiaba.
- Gewürztraminer
- Normalmente pensado como um varietal alemão, esta uva realmente se originou no norte da Itália. Muitas vezes é feito em estilos doces ou secos e carrega notas florais e especiarias.
- Riesling
- Carregado com notas florais, damasco e pêssego, o Riesling produz maravilhosos vinhos doces e secos - todos aromáticos e exuberantes em aroma e sabor.
- Chardonnay
- Muitas vezes chamado de "Rei dos Varietais Brancos", o Chardonnay nunca foi tão popular entre os consumidores de vinho. Quando nítido, brilhante e judiciosamente carvalho, Chardonnay faz jus ao seu título real.
- Sauvignon Blanc
- O "Outro Chardonnay" é um nativo da região de Bordeaux, na França. Sauvignon Blanc é relativamente fácil de fazer e pode variar de gramínea e vegetal a frutado e floral. Muitas vezes é fermentado frio e não barril envelhecido.
Vermelhos
- Syrah
- A uva Syrah originou-se na Ásia Menor, onde foi chamada a uva "Shiraz", como ainda é pelos australianos.Syrah compõe os principais vinhos tintos do Vale do Ródano, na França, e pode fazer vinhos exuberantes, com frutos silvestres ou vinhos de reposição, com trufas de terra.
- Zinfandel
- Zinfandel é uma das uvas mais populares cultivadas na Califórnia e é conhecida por seus taninos robustos, aromas bem arredondados e sabores exuberantes. Jammy, bagas, frutas e pimenta preta são os descritores mais comuns.
- Sangiovese
- A super estrela da cena vitivinícola da Toscana, Sangiovese, leva uma temporada longa e quente para produzir a melhor fruta, com cheiro de trufas, amoras e groselhas.
- Cabernet Sauvignon
- Cabernet Sauvignon é talvez a varietal de uva mais famosa do mundo. Os melhores vinhos tintos da Califórnia geralmente são feitos desta uva, que é surpreendentemente fácil de cultivar e transformar em vinho. Aromas e sabores abundantes são groselha preta, pimentão, cedro e geléia de amora.
- Merlot
- O Merlot é a casta mais importante cultivada em Bordeaux e forma a espinha dorsal de muitas misturas de "meritage" (estilo Bordeaux). É semelhante ao Cabernet Sauvignon, mas exibe mais frutado que o caráter herbáceo ou vegetal.
- Pinot Noir
- A mais importante casta da uva vermelha da Borgonha, a Pinot Noir, tornou-se uma espécie de Santo Graal para os produtores de vinho nos últimos tempos. É um vinho muito difícil de acertar. Seus aromas de amora silvestre e café geralmente mostram o seu melhor em frutas de clima frio mais caras.
Vitis Labrusca
Brancos
- Niágara
- Conhecida por seu vinho inebriante e perfumado, Niagara é uma variedade cultivada para a garrafa, bem como para comer.
- Catawba
- Saudável e produtivo, bem estabelecido na história do vinho americano, a Catawba tende a amadurecer tarde.Por isso, muitas vezes tem níveis inadequados de açúcar.
Vermelhos
- Concórdia
- Concord é mais famoso por ser a uva "suco de uva". Também é mais provável que acabe em uma jam ou jelly jar! O aroma característico do sumo de uva da Concord torna-o adequado apenas para os produtores de vinho que apreciam este elemento nos seus vinhos.
- Delaware
- Pequenos cachos e bagas de pele rosa distinguem esta uva. Quando tratada corretamente, pode rivalizar com os vinhos aromáticos e perfumados da França da Alsácia e da Alemanha.
- Ives
- Não muito resistente ao frio ou à doença, Ives pode estar a caminho dos dias de hoje. Mas durante décadas, foi - e ainda é - conhecido pelos vinhos tintos ao estilo portuário.
Híbridos
Brancos
- Seyval Blanc
- Este híbrido pode competir com alguns dos melhores vinhos brancos secos produzidos a partir de Chardonnay e Chenin Blanc.
- Vignoles
- Com um aroma floral delicado, este varietal branco ganhou muitos concursos de vinificação comerciais e amadores.
- Vidal Blanc
- Vidal Blanc é frequentemente usado em estilos de vinho de sobremesa de colheita tardia, mas deve ser observado cuidadosamente na vinha. Se deixado para amadurecer por muito tempo em um inverno úmido e precoce, o míldio e a podridão de colmo podem se desenvolver.
Vermelhos
- Marechal Foch
- Um maturador precoce com sabores de amoras e uma cor vermelha brilhante.
- Chanceler
- Muito tânico e conhecido por seu aroma de cedro de ameixa, esta uva é suscetível ao oídio e deve ser cuidadosamente examinada antes do esmagamento.
- Chambourcin
- Possivelmente o varietal híbrido vermelho mais abundantemente plantado, o Chambourcin tem bagas azul-preto com aromas de cereja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário